Marketing

Se você ainda não sabe que profissão quer seguir e fica confuso quando precisa decidir seu próprio futuro... relaxe.

Profissionais de Marketing são estrategistas de ponta no mercado, e podem atuar em planejamento, organização, supervisão, gerenciamento e direção de peças de marketing, atendendo aos dois aspectos fundamentais: a satisfação do cliente e as expectativas da empresa.

Quem tem essa formação é especialista em aumentar as vendas de um produto, o que faz através de pesquisa de oportunidades no mercado e das necessidades dos clientes, de estratégias para conquistar a lealdade do público e construir uma boa imagem para um produto e/ou marca.

O curso de Marketing tem disciplinas relacionadas a varejo, gestão de negócios, preços e custos, além de matérias de Sociologia, Economia, Psicologia e Estatística, que fornecem conhecimentos socioeconômicos para traçar estratégias e entender melhor os seus públicos-alvos.

Entre as áreas em que os profissionais de Marketing podem atuar, destaca-se o rol a seguir:

Comunicação corporativa
Planejando e produzindo ações e produtos direcionados ao público interno da empresa, ou seja, aos próprios colaboradores.

Consultoria
Assessorando empresas que querem lançar novos produtos no mercado ao realizar pesquisa com o público, colocação e testes.

Desenvolvimento de produto
Utilizando pesquisas para identificar as necessidades e insatisfações dos consumidores para convertê-las em novos negócios (ofertas, produtos ou serviços) ou atualizar produtos já existentes.

Gerência de produto
Gerenciando todo o processo de vendas de um produto, o que vai desde a estratégia para o anúncio do seu lançamento até a melhor forma para chegada ao mercado.

Merchandising
Trabalhando no planejamento e nas estratégias para a inserção de campanhas publicitárias em programas dos mais diversos veículos de comunicação.

Pesquisa
Utilizando métodos para obter dados socioeconômicos, demográficos e de hábitos de consumo de diferentes públicos para que sirvam de base para o desenvolvimento e lançamento de produtos.

Planejamento estratégico
Estabelecendo o plano de marketing dos produtos a partir da análise de dados do mercado e das pesquisas de público-alvo.

Marketing cultural
Atuando na promoção do trabalho de artistas, espetáculos ou programas culturais.

Atividades Principais

  • Implantar políticas, programas e métodos de trabalho na empresa.
  • Efetuar pesquisas de mercado e analisar o comportamento do público perante o lançamento de um novo produto.
  • Definir estratégias de lançamento de produtos, indicando os métodos e meios de comunicação a serem usados em cada etapa.
  • Acompanhar a receptividade do público em relação às campanhas publicitárias e realizar as alterações devidas, quando necessárias.
  • Determinar e adequar o orçamento da empresa a ser utilizado em programas e campanhas publicitárias.

Mercado de Trabalho

A formação ampla que o curso de Marketing tem possibilita que as pessoas graduadas trabalhem em diversas áreas. Em grandes empresas do ramo financeiro, comercial, educacional e de comunicação, entre outras, podem atuar no planejamento estratégico de posicionamento de mercado, enquanto, em empresas menores, são capazes de realizar pesquisas de mercado para desenvolver planos para essas empresas crescerem.

Entre as possibilidades para profissionais da área, muitas estão relacionadas à internet, já que empresas de todo o tipo precisam fazer ações para serem notadas no mundo digital. Atuando com mídias sociais os profissionais de Marketing encontram muito espaço, assim como no trabalho com ferramentas de e-commerce.

Outra grande tendência do mercado atual relacionada à internet é o Marketing Digital, área que usa diversas estratégias, como produção e compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais, otimização de sites, monitoramento de redes sociais e uso de personas, para divulgar marcas, produtos e serviços on-line.

Um setor que está em crescimento no mercado é o de Marketing Promocional, que atua com eventos, promoções e ações para tornar uma marca conhecida; envolve a participação em feiras de negócios e outros eventos que o público-alvo do produto tem interesse.

Duração do Curso

2 anos