Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Enem 2021: prazo para pagar taxa de inscrição termina hoje (19)


19/07/2021
Exame Nacional de Ensino Médio

Termina nesta segunda-feira, 19 de julho, o prazo para os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 realizarem o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85.

A taxa pode ser paga em agências bancárias, casas lotéricas, aplicativos de bancos, internet banking e agências dos Correios que tenham o serviço do Banco Postal.

A confirmação do pagamento pode demorar alguns dias, dependendo da instituição bancária que o pagamento for feito. O estudante deve acompanhar a confirmação do pagamento da taxa na Página do Participante. É recomendado guardar o comprovante de pagamento como garantia, caso apareça algum problema.

Enem 2021

As inscrições para o Enem 2021 foram recebidas de 30 de junho a 14 de julho. No dia 15 o Inep divulgou que o exame recebeu 4.004.764 inscrições, o menor número de inscritos desde a reformulação, em 2009. Após o encerramento do período de pagamento de taxa, o número de participantes ainda deve diminuir.

Entre os dias 17 e 28 de maio foram aceitos os pedidos de isenção de taxa. O resultado foi liberado no dia 9 de junho e quem teve a solicitação aceita pelo Inep e se inscreveu no exame já têm a inscrição confirmada.

Neste ano as provas impressas e digitais do Enem serão nas mesmas datas. As aplicações serão feitas nos dias 21 e 28 de novembro.

As provas seguem com o mesmo formato dos anos anteriores, formadas por 180 questões objetivas e uma redação, com a seguinte divisão:

  • 1º dia: Redação + 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática

O cronograma do Inep ainda não informa a data de divulgação do resultado do Enem 2021. No entanto, é esperado que a liberação seja feita em janeiro de 2022.

Nome Social

Os participantes travestis e transexuais que desejam ser identificados no dia da prova pela sua identidade de gênero, podem solicitar a substituição do nome civil pelo nome social nas listas de salas, além de escolherem a possibilidade de utilização do banheiro masculino ou feminino.

Os pedidos de atendimento pelo nome social deverão ser feitos a partir de hoje e vão até 23 de julho. O resultado também será liberado no dia 27 de julho.

Atendimento Especializado

As solicitações para os participantes que necessitam de atendimento especializado foram recebidas no mesmo período das inscrições do Enem. No dia 27 de julho será liberado o resultado dos pedidos.

O atendimento é voltado para pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, pessoas com surdocegueira, discalculia, autismo, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.

Gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), idosos e pessoas em classe hospitalar também podem solicitar atendimento especializado para adaptações no tempo de prova e local de aplicação do exame.

Para mais informações acesse os editais (impresso | digital).

Fonte: UOL Vestibular