Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                  

Unicamp divulga gabarito da 1ª fase do Vestibular 2022


10/11/2021
Universidade Estadual de Campinas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta quarta-feira, 10 de novembro, o gabarito da primeira fase do Vestibular 2022. Uma questão foi anulada.

Baixe as provas e gabaritos da 1ª fase

Foi anulada a questão 42 (prova Q), em virtude de um erro de plotagem no mapa referente ao bioma 3. Segundo a Comvest, no mapa que destaca o bioma 3, a área indicada é semidesértica e não, desértica, tal como consta da alternativa C.

As provas foram aplicadas em 7 de novembro. Dos 63.298 inscritos, 4.873 faltaram ao primeiro dia do Vestibular, registrando a menor abstenção dos últimos oito anos (7,7%).

A primeira etapa contou com 72 questões objetivas, as quais foram distribuídas da seguinte maneira: 12 de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; 12 de Matemática; 8 de História e 8 de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia); 8 de Física; 8 de Química; 8 de Biologia e 8 de Inglês.

De acordo com Luís Gustavo Megiolaro, diretor-adjunto de Unidades Escolares do Poliedro, a prova deste ano exigia não só conteúdo, mas também habilidades interpretativas, de lógica e leitura. Foi cobrada bastante a leitura de textos em todas as áreas do conhecimento e capacidade de ler gráficos, mapas e tabelas.

Segundo Luís Gustavo, a parte de Inglês se destacou por trazer temas bem atuais e importantes e, em suas palavras, foi uma uma prova bonita. Não bastou apenas o conhecimento do conteúdo da disciplina, sendo necessária a interpretação.

Temas da atualidade também estiveram presentes nas disciplinas de Química, Física e Biologia.

Outra característica presente no Vestibular 2022 foi o uso da interdisciplinaridade. Algumas questões trouxeram conteúdos de diferentes disciplinas e até mesmo de áreas do conhecimento distintas, exigindo a preparação do candidato de forma universal e não apenas específica.

Segunda Etapa

Os classificados para a segunda etapa do Vestibular serão conhecidos em 13 de dezembro. Os locais de prova serão informados no mesmo dia.

Os candidatos farão a segunda etapa em 9 e 10 de janeiro de 2022. As provas dissertativas serão compostas sobre diferentes áreas do ensino médio, as quais contarão com redação (para todos os inscritos), algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos.

Habilidades Específicas

O curso de Música foi o único que já realizou a prova de habilidades específicas. Já Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão a avaliação de 13 a 15 de janeiro de 2022.

Resultados

O resultado final do Vestibular 2022 da Unicamp será divulgado em 14 de fevereiro. Os calouros farão suas matrículas entre os dias 15 e 17 seguintes.

Outras chamadas estão marcadas para os dias 21 e 25 de fevereiro; 8, 11, 18, 23, 28 e 30 de março.

Vagas

A oferta da Unicamp é de 2.540 vagas para o Vestibular 2022. A universidade reserva o mínimo de 15% das vagas regulares de cada curso para autodeclarados pretos e pardos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima.

Além do Vestibular, a Unicamp oferece para 2022 as seguintes vagas:

  • Enem-Unicamp: 639 vagas
  • Vestibular Indígena: 49 vagas regulares + 81 oportunidades adicionais
  • Olimpíadas Científicas e Competições de Conhecimentos Específicos: 112 vagas regulares + 8 oportunidades adicionais.

Mais informações pelo site da Unicamp e no Manual do Candidato.

Fonte: UOL Vestibular