O curso de Medicina Veterinária proporciona uma sólida formação baseada na saúde do animal inserido em seu meio e no convívio com o ser humano. Unindo as teorias com as práticas aprendidas, a pessoa formada em Medicina Veterinária pode atuar em diversas frentes relacionadas à saúde dos animais com consciência ética e cidadã.
São muitas as possibilidades para as pessoas formadas nesse curso. Podem, por exemplo, atuar com assistência clínica e cirúrgica para animais domésticos e silvestres; cuidar da saúde e reprodução de rebanhos e da inspeção das normas de higiene nas indústrias animais, evitando transmissão de doenças.
Quem deseja trabalhar com a indústria alimentícia (qualquer uma que use matéria-prima de origem animal) pode controlar tecnologias de produção, aplicar vacinas e atuar na área de vendas de alimentos, remédios e outros artigos para animais.
O curso tem disciplinas de Ciências Biológicas, Exatas e Sociais aplicadas, como Anatomia, Nutrição, Matemática e Bioética, além de matérias específicas relacionadas a doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas.
Algumas das áreas de atuação possíveis para nessa graduação são:
Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte
Realizando cirurgias e fazendo o atendimento clínico de animais domésticos.
Centros de pesquisa
Pesquisando e desenvolvendo produtos de biotecnologias para o setor veterinário.
Indústria de produtos para animais
Acompanhando todo o processo de produtos para animais (alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos), desde a produção, passando pela comercialização e marketing até a assistência ao cliente.
Indústria de produtos de origem animal
Garantindo o respeito às normas de higiene e segurança nos estabelecimentos que produzem, vendem e/ou exportem produtos de origem animal.
Conservação de espécies
Cuidando da preservação e reprodução de animais silvestres através do estudo de espécies ameaçadas e implementação de projetos ecológicos em reservas naturais.
Produção e sanidade animal
Trabalhado em propriedades rurais para controlar a saúde dos rebanhos e prevenir doenças.
Saúde pública veterinária
Fazendo a vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental para evitar e controlar doenças que têm os animais como vetores.
Tecnologia de produção animal
Produzindo técnicas e métodos que sirvam para o aperfeiçoamento da genética ou da reprodução dos animais e de sua alimentação.
A demanda por profissionais de Medicina Veterinária que cuidem de animais domésticos em clínicas veterinárias é sempre alta, o que é explicado pelo fato de que o Brasil tem o segundo maior mercado pet do mundo.
Outro setor impulsionado é o do agronegócio, que precisa de profissionais para, em parceria com agronômicos e zootecnistas, trabalhar com inseminação artificial e no aumento da saúde dos rebanhos em fazendas e criadouros.
A pessoa formada em Medicina Veterinária pode, ainda, encontrar muito espaço em entidades particulares e estatais de controle sanitário de alimentos e de animais para exportação, em indústrias farmacêuticas e de alimentos, na produção de ração e de produtos e subprodutos de origem animal.
A especialização em Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Fisioterapia, Diagnóstico por Imagem e Agronegócio também são setores promissores.
5 anos