Enem: Confira o passo a passo para pedir isenção
16/04/2024 -Curso Objetivo Exame Nacional do Ensino Médio Vestibulares
Pedidos de gratuidade no exame e justificativa de ausência devem ser realizados até 26 de abril
Os interessados em pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e justificar ausência na edição de 2023 devem realizar os procedimentos pela Página do Participante até 26 de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o sistema para os procedimentos na última segunda-feira, dia 15.
Tem direito à gratuidade o estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública; quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
A justificativa de ausência é para o participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção na edição de 2024. O resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem será divulgado no dia 13 de maio. O período de recursos para quem teve o pedido negado será de 13 a 17 de maio.
- A aprovação dos procedimentos não garante a participação no exame. Os interessados devem realizar a inscrição, posteriormente, na Página do Participante.
Confira o passo a passo:
1. Acesse a Página do Participante e clique no botão “Justificativa de ausência/isenção”.
2. Após responder o desafio de autentificação, informe seus dados pessoais, como CPF e data de nascimento.
3. Na sequência, clique no botão “Iniciar a justificativa de ausência/isenção”.
4. A tela seguinte apresentará os critérios para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Caso o participante se enquadre nos requisitos, basta clicar em “Li e concordo” e, depois, em “Próximo”.
5. Confira seus dados e clique em “Próximo”.
6. Preencha o campo CEP e, em seguida, complete as informações do seu endereço e aperte o botão “Próximo”.
7.Se o participante não compareceu aos dois dias de Enem 2023, deverá justificar a ausência. É necessário informar o motivo da ausência e enviar a documentação exigida.
8. A etapa seguinte é referente ao ensino médio. Responda ao questionário e, em seguida, qual tipo de escola frequentou. Clique em “Próximo”.
9. O participante que possuir o Número de Identificação Social (NIS) deve informá-lo e clicar em “Próximo”. Caso não seja cadastrado no NIS, basta selecionar a opção “Não tenho NIS”. Em seguida, responda ao Questionário Socioeconômico. Ao todo, são 23 perguntas.
10. Após responder ao questionário e confirmar as respostas, informe os dados solicitados (telefone, celular e e-mail).
11. Envie uma foto para personalizar sua Página do Participante do Enem.
12. Para finalizar, confira as informações, descendo a barra de rolagem da tela, e clique em “Enviar solicitação”.
Pé-de-Meia – O estudante da 3ª série do ensino médio (de escola pública) que comparecer aos dois dias de Enem 2024 (incluindo eventual reaplicação) terá direito ao incentivo de R$ 200. O valor será depositado, após a conclusão dessa etapa educacional, na conta-poupança em que o aluno recebe os demais incentivos do programa.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Fonte: Inep