Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                  

IME começa a aplicar provas da 2° fase do Vestibular 2023


23/10/2022
Instituto Militar de Engenharia

As provas serão aplicadas até o dia 27 de outubro, conforme locais e datas informados no cartão de confirmação.

O Instituto Militar de Engenharia (IME) começa a aplicar a partir de amanhã, 24 de outubro, as provas da 2° fase do Vestibular 2023. As provas serão aplicadas até o dia 27 de outubro, conforme locais e datas informados conforme esta relação. 

A fase vai contar com provas discursivas de Matemática, Física, Química, Inglês, Português e a escrita de uma redação. Os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h. 

Para entrar no local de exame é obrigatório apresentar cartão de identificação da 2° fase e documento de identificação original com foto. 

Para a realização da prova é obrigatória a utilização de caneta esferográfica de tinta azul. É permitido levar lápis preto ou lapiseira (apenas para desenhos e rascunho), borracha, transferidor, par de esquadros, compasso e régua milimetrada.

Demais fases

Além desta fase, o concurso de admissão do IME ainda conta com as seguintes etapas

  • Inspeção de Saúde (IS): os candidatos devem apresentar cartão de vacinação e laudos de exames destacados no Manual do Candidato. Os convocados para esta etapa deverão se apresentar no IME no dia 9 de janeiro de 2023. 
  • Exame de Aptidão Física (EAF): testará o condicionamento físico dos participantes, que deverá acontecer entre 9 e 16 de fevereiro.
  • Avaliação Psicológica (Avl Psc): os aprovados são avaliados nos aspectos intelectual e personalógico.
  • Procedimento de Heteroidentificação (PH): aplicado para os candidatos autodeclarados negros. Nele, uma comissão utilizará critérios fenotípicos para avaliar a condição declarada pelo candidato. 
  • Matrículas: dia 10 de fevereiro de 2023.

Vagas

O Vestibular 2023 do IME preencherá 80 vagas. Desse total, 16 são destinadas a negros e 64 à ampla concorrência. Já o Concurso de Admissão/Reserva disponibiliza 12 vagas, sendo duas reservadas a negros e dez para ampla concorrência.

Após um ano de Ciclo Básico, os estudantes podem optar por uma das especialidades da Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Elétrica, Eletrônica, Comunicações, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóvel, Materiais, Química, Cartografia, Computação.

Mais informações no Manual do Candidato ou no site do IME.

FONTE: UOL Vestibular